.

Casamento

“Messias conheceu Bites como farmacêutico, quando ele era casado com Diogelina. Quando o conheceu estava com dezesseis anos. Ele era um farmacêutico de boa fama, fazia tratamentos com remédios homeopáticos manipulados e também aplicava injeções de medicamentos de alopatia.”

“Nesse período sua irmã Francisca estava com uma ferida no nariz e seria necessário tratar, mas os recursos eram escassos. Algemira descobre que o farmacêutico Sr. Bites poderia tratar com remédios homeopatas, que ele mesmo manipulava em sua farmácia no Registro do Araguaia e com injeções de penicilina.” (pg. 107)

DONA MESSIAS E JOÃO BITES

“O namoro de Messias e João Bites começou com uma troca de olhares. O casamento se concretizou com a ajuda de seu Tio/padrinho João Leite. João Bites era um viúvo com várias pretendentes. Algumas primas de Messias, que tiveram “namoricos” à moda antiga com Bites, estavam entre estas, Eva, Nazaré, Anica e Arlinda, essa penúltima quase noivou com ele. No entanto, ele esperava um sinal de Messias e já havia entregue um poema de amor a ela. Também ela era a preferida de Nicinha, a filha de Bites. Ele havia até jogado uma rosa ao avistá-la na janela. Agora faltava firmar o compromisso. Certo dia, a mãe Celestina, em conversa com Bites, reclamou das dificuldades em cuidar da pequena, dizendo ao filho que ele precisava casar–se com uma moça que fosse carinhosa para zelar dos cabelos de Nicinha. Bites então colocou sua filha no colo e perguntou quem ela gostaria que cuidasse de seus cabelos. A pequena respondeu prontamente; – “A Picisa, papai!” Bites não entendendo, chamou o filho mais velho para ajudá-lo a descobrir quem seria a mulher que Nicinha chamava de Picisa. Ele explicou que iria arrumar uma mãezinha para ela. Neném disse ao pai: – É Messias, a moça filha de Dona Algemira, da fazenda Mutum.” pgs. 123 e 124)

“Messias disse que quando recebeu a carta teve medo até de abrir para ler. Alguém poderia ver, talvez fosse melhor queimar, depois tomou coragem, leu, depois buscou mais coragem e foi conversar a mãe, que nem brigou. Nos dizeres do poema infere-se a espera de um sinal. A amada que recebeu o envelope não conseguiu dar a resposta de imediato. Era uma moça obediente, embora ela própria fizesse gosto, teria que esperar a autorização para o namoro. A espera foi um tanto angustiante para os dois. Para Bites que escreveu e para Messias que dependia do aval da família para responder.” (pg. 125)

CARTA DE AMOR DE JOAO BITES-CASAMENTO

CARTA DE AMOR DE JOÃO BITES PARA DONA MESSIAS

“Somente em final de outubro de 1944, após o esperado sinal acontecer é que de fato Bites pediu a mão de Messias em casamento. No dia do pedido de casamento estavam presentes o padrinho de Messias e sua mãe Algemira. João Leite, irmão de Berilo, era padrinho de Messias e fez tudo com empenho, uma vez acertado com o noivo a data, foram a igreja conversar com Padre Vitório para a realização do casamento, que foi marcado para 30 dias depois. Esse foi o tempo suficiente para correrem os proclamas do casamento, que fora realizado no dia 30 de novembro de 1944, às 16 horas na igreja do Registro do Araguaia, igreja essa que existe ainda hoje.” (pg. 126)

  • Casamento

    CASAMENTO DE DONA MESSIAS E JOÃO BITES

  • Casamento

    O CASAL, EM 1978

  • Casamento

    CASAL BITES

  • Casamento

    FAMÍLIA REUNIDA

Falecimento de João Bites

“Em 1979, a vida de Messias passa por mais uma adaptação. O falecimento do amado esposo João Bites Leão no dia 16 de novembro. Na “Revista Mensagem”, no exemplar de 1980, relata sobre a vida de João Bites Leão que falecera no ano de 1979. Essa revista certamente pode ser encontrada nos arquivos da Gráfica Trindade a qual serve como instrumento histórico, podendo ser utilizado nos estudos do cotidiano da cidade de Trindade nos anos 70 e 80. Dona Messias guardou alguns exemplares desta revista.

João Bites deixou um grande vazio na vida de Messias. Mas ela era de fato uma rocha. Viúva com 6 filhos menores de dezoito anos, de uma irmandade até então de vinte e um filhos, não foi nada fácil.” (p. 155)

  • Casamento

    RECORTE DA REVISTA MENSAGEM

  • Casamento

    LEMBRANÇA DISTRIBUÍDA NO FUNERAL

  • Casamento

    PLACA DE HOMENAGEM A JOÃO BITES EM CEDRO

plugins premium WordPress